No âmbito dos projetos de investigação do IPAM Lab Aveiro surgiu o projeto denominado: “Alfaiataria: Um estilo de vida? Experiências e serviço nas alfaiatarias portuguesas” enquadrado na área científica do “Marketing de luxo”.
O projeto, orientado para a compreensão e mapeamento das práticas adotadas na alfaiataria portuguesa, decorreu de outubro de 2012 até maio de 2013, com uma equipa de investigadores composta por quarto elementos: Profª Cidália Neves (líder do projeto), Dr.ª Mariana Teixeira, Prof. Gonçalo Caetano Alves e Profª Irina Saur-Amaral (investigadores afetos ao projeto).
As principais atividades do projeto envolveram uma revisão bibliográfica e desenvolvimento de um modelo de análise que engloba as principais dimensões do luxo (perspetiva do serviço e do consumo), seguidas por entrevistas com alfaiates e clientes de alfaiates para melhorar este modelo e compreender melhor as particularidades da profissão.
O projeto permitiu ir ao e encontro de 18 alfaiates, localizados no Porto, Aveiro e Lisboa, de várias gerações e níveis de preço e serviço mas que trabalham para uma clientela com características muito peculiares e semelhantes entre si.
A realização do anuário da alfaiataria como forma de homenagear a profissão resume algumas das conclusões do projeto, mas sobretudo abre portas para trabalhos futuros relacionados com a alfaiataria. As próximas páginas permitirão descobrir mais…
Em suma, foi uma experiência inesquecível para a equipa de projeto, que mergulhou no mundo da alfaiataria, deixando-se cativar pela sua distinção.
Para adquirir a versão digital do Anuário, pode fazê-lo através da página da Bubok. Se preferir a versão em papel por 29,99 €, deverá solicitá-lo para um dos seguintes emails: andrevieira@ipam.pt ou irina.amaral@ipam.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário