sexta-feira, 14 de março de 2014

O Alfaiate




Alice Bernardo
José Simôes

4 comentários:

Carlos Morais disse...


Boa noite caros Bloguers do "blog dos alfaiates", Antes de mais deixar-vos os meus parabéns e um incentivo para que continuem a postar frequentemente posts sobre alfaiataria pois é raro encontrar tanta e boa informação concentrada num só local.
Neto de alfaiate, com 32 anos, cresci com tesouras de ferro, ferros de engomar de dimensões exageradas e pesados e uma máquina de costura singer que fazia as minhas delicias de criança e da qual sairam fatos e várias outras peças que ainda hoje uso. Infelizmente não tenho qualquer formação na área apenas este fascínio, paixão e laços afetivos muito fortes com a profissão de alfaiate, gostaria por isso de pedir-vos informações relativamente formação que possa adquirir para poder seguir o sonho de abraçar a profissão do meu falecido avô que muito admiro. Gostaria também de obter um email através do qual vos possa contactar com mais questões caso não se importem.
Continuarei a observar muito de perto o que aqui for sendo colocado e desde já um muito obrigado e um bem hajam.

Alfaias disse...

Caro Carlos Morais

Agradecemos as simpáticas palavras.

Gostariamos de saber algo sobre o seu Avô e, caso as tenha e queira, que partilhasse memórias e histórias dele.

Em matéria de formação, sugerimos o contato com alfaiates no sentido de encontrar local de aprendizagem; em alternativa,temos conhecimento de cursos de formação no Modatex (geral@modatex.pt) que têm incluído e aumentado a componente de alfaiataria.

Pode sempre utilizar este meio para qualquer tipo de contato. Se forem questões mais particulares não serão visíveis nos comentários.

Melhores Cumprimentos

Carlos Morais disse...

Obrigado pela resposta rápida, e pelas sugestões, que coincidem exatamente com o caminho que já tracei para mim, infelizmente a Modatex não prevê cursos especificamente de alfaiataria para 2014, o próximo passo é contactar alfaiatarias e oferecer-me para os acompanhar no seu dia a dia aprendendo e ajudando nas tarefas que me forem confiando.

Quanto às memórias do meu avô muito me lisonjeiam com esse pedido tenho pouca coisa reunida mas como comecei recentemente a dar asas a esta minha paixão antiga vou nos próximos tempos compilar informações que terei todo o gosto em disponibilizá-las.
Será que me podem indicar literatura/bibliografia que eu possa consultar para aprofundar os meus conhecimentos, caso exista?
Mais uma vez muito obrigado como já referi vou continuar acompanhar de perto o vosso blog espero que haja novos posts para breve.

Alfaias disse...

Caro Carlos Morais

Vontade e perseverança são sempre indispensáveis.

Ficaremos a aguardar tudo o que quiser partilhar acerca do seu Avô e da sua arte.

Brevemente irei postar algumas sugestôes de livros técnicos, embora sejam difíceis de encontrar.

Deixe-nos saber da evolução do seu projeto.

Melhores cumprimentos