sábado, 4 de junho de 2016

O último alfaiate

O último alfaiate em atividade no concelho de Vila Nova de Paiva continua a fazer fatos à medida. Eduardo Fernandes conta com setenta anos de idade e na sua alfaiataria, em Vila Cova à Coelheira, vai fazendo o corte e costura dos fatos por encomenda. “Uma atividade que já teve melhores dias” mas que, segundo este alfaiate da terceira geração, pode continuar ainda que em moldes diferentes. Para que um jovem possa abraçar esta profissão teria que investir bastante em maquinaria adequada à arte.
Imagem1
                                     
                                            Eduardo Fernandes exerce a profissão em Vila Cova à Coelheira

“Hoje em dia a atividade desenvolve-se com a ajuda de máquinas muito caras neste segmento” o que, segundo Eduardo Fernandes, constitui a maior dificuldade para os iniciantes. A arte começou com o avô no Brasil que chegou a fazer fatos para figuras conhecidas da cena política carioca. Segundo consta, o primeiro alfaiate da geração “tirou mesmo as medidas ao Presidente do Brasil Getúlio Vargas”.
Em Portugal foi com o tio que Eduardo Fernandes aprendeu a profissão que desenvolve em Vila Cova à Coelheira. Membros de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e GNR são clientes habituais na alfaiataria onde “entra toda a gente e de muito lado, do doutor ao lavrador”, sublinha. Em atividade desde os quinze anos, Eduardo Fernandes já vestiu muita gente.
Hoje ainda consegue fazer dois fatos por dia, “mas houve tempos em que na diária se penduravam quatro a cinco fatos no cabide por encomenda”. Foi a época em que mais pessoas trabalhavam na loja. Atualmente, conta apenas com a ajuda do seu filho Carlos Alberto, que para além da alfaiataria, acumula ainda outra atividade. No entanto, adianta Eduardo Fernandes, “espera ver continuar a pro fissão na quarta geração”. Em média um fato pode custar oitenta euros, consoante a fazenda. Este alfaiate vilacovense vai continuar na arte de vestir “os gordos e baixos, os altos e magros que são na maioria quem procura o corte à medida”.
XXVII Encontro Nacional de Alfaiates
Este fim de semana os alfaiates de Portugal reúnem-se em Vila Cova à Coelheira, para desfrutar de experiências e conviver entre modas e feitios. Trata-se do 27º Encontro Nacional de Mestres Alfaiates. “Esperam- se mais de oitenta pessoas para o encontro nacional”, onde a organização, a cargo do anfitrião Eduardo Fernandes e do seu filho Carlos Alberto, espera ser de convívio e degustação. Os mestres alfaiates vão conviver e provar as famosas bôlas de carne feitas em forno de lenha, numa degustação de corte e prova de boca, num momento de animação e convívio que os organizadores esperam de bom feitio.
               
       online

Sem comentários: