quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CARINHOS PARA A SUA CAMISA

Na década de 1950, as camisas eram engomadas para permitir que se usassem mais tempo. Desde o aparecimento da máquina de lavar, as camisas podiam ser lavadas diariamente e não havia necessidade de as engomar. Era frequentemente aconselhado que se pusesse a camisa numa capa de almofada ou se virasse do avesso antes de ser lavada, para que se protegesse o tecido, mas nem esse ritual é agora necessário. Uma camisa de qualidade pode – sem tratamento especial – ser lavada semanalmente por cinco ou sei anos antes que as primeiras marcas de uso sejam visíveis. No entanto, é sempre importante respeitar as instruções de lavagem.

É preferível remover a camisa do estendal ainda húmida para que se consiga passar a ferro mais facilmente. Porém, se estiver muito seca, deve humedecê-la com um spray e deixá-la num saco plástico durante 30 minutos.

Comece por passar a ferro as mangas, é sempre melhor fazê-lo numa mesa própria para mangas. Passe desde o centro da manga, termine nos punhos. Depois, ponha as costas da camisa na mesa de passar, com o interior virado para cima e passe, tenha atenção às dobras. Repita no outro lado. Passe para o colarinho, começando pelas pontas em direcção ao meio para evitar rugas. Vire o colarinho ao contrário e passe de novo, inserindo depois as clavículas. Último passo – passar os dois painéis frontais, cuidado com os botões. Camisas passadas a ferro ficam melhor penduradas em cabides.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito Bom esse blog...
excelente de muito bom gosto, gostaria de saber se existe algum blog que possa fazer pesquisa de modelos de ternos,jaquetões e camisas?

Alfaias disse...

Olá Edson

Dê uma vista d'olhos no blog.dcarlos.com.br

Talvez lá tenha o que procura.

Cumprimentos
Alfaias

Christiano disse...

Olá Alfaias,
sou Christiano D´Carlos, editor do Blog www.dcarlos.com.br
parabéns pelo trabalho e pelas informações de seu blog.
gostaria de saber se há possibilidade de adquirir o livro do Método de Corte Maguidal? sabes onde posso encontrar?
um abraço. Christiano

Alfaias disse...

Viva Christiano
Tenho muito gosto em ajudar.
Penso que a melhor forma de encontrar o livro será contatar a Maguidal:

Academia de Corte Maguidal
R. Palma 219, 2º - E
1100-391 Lisboa
Tel. 218861966
Não tem e-mail disponível.

Depois informe se conseguiu ; senão tentamos de outra forma.
Aproveito para dar os parabéns pelo blog D' Carlos, que já conheço há algum tempo, e que acompanho regularmente.
Acho-o muito útil e interessante.

Abraços
Alfaias