sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

XXVIII Encontro Nacional de Mestres Alfaiates

MESTRES ALFAIATES DE TODO O PAÍS VISITAM CONCELHO

28º Encontro nacional decorreu com várias iniciativas concentradas em Aguiar da Beira, Dornelas e na Quinta de S. Estevão.




O dia começou por entre nuvens e tímidos raios de sol a espreitar. Em frente à Câmara Municipal começava a fazer-se sentir o burburinho de cada vez mais pessoas a chegar vindas de todos os recantos do país. Era o XXVIII Encontro Nacional de Mestres Alfaiates, que no dia 28 de Maio deste ano teve lugar em Dornelas e Aguiar da Beira. Por volta das dez horas da manhã já com todas as pessoas reunidas, alfaiates e famílias, todos foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal pelo presidente da câmara Joaquim Bonifácio, pelo presidente da mesa da assembleia Virgílio Cunha e pelo casal organizador do evento, Fernando Andrade e Maria dos Anjos Santos. 






Prosseguiu então envolvida nos tons de luz suaves deste salão os discursos de boas vindas, com o Presidente da Câmara a lembrar a importância de tal evento para o concelho, a importância da profissão homenageada, em particular para um concelho que já viu muitos dos seus homens a tirar medidas e a coser roupa para muitos, resistindo agora apenas um, e no geral para o país, que vê esta forma de arte cada vez mais em vias de extinção. Houve ainda tempo para apresentar o concelho e relembrar todas as suas potencialidades e recursos, sendo sempre o enfoque principal, as suas gentes.












 Depois das boas vindas dadas, e de um coffe break ainda na câmara municipal, os participantes dirigiam-se para Dornelas onde começaram por fazer uma visita ao atelier de costura Brudipex, propriedade dos organizadores e que abriu as suas portas às dezenas de pessoas para compreenderem também um pouco da dinâmica que a costura vive por estes lados. 












Já em direção à Igreja Matriz de São Sebastião, com o dia já pleno de sol e uma natureza primaveril que os brindava, os participantes foram recebidos por um grupo de cantares composto por dornelenses, junto à igreja. A missa, realizada para o efeito, quase encheu os bancos do templo. Para acompanhar a beleza dos seus altares, colunas em talha dourada e arranjos florais, um coro entoou as canções que acompanharam a eucaristia.












 Dita a missa, o grupo dirigiu-se para um dos locais históricos da freguesia, a Fonte Velha. Aí, enquanto ouviam o filho da terra Francisco Fernandes a contar algumas das histórias sem fim associadas aquele lugar centenário, foram degustando alguns petiscos tradicionais feitos pela Sra. Rosa Seixas, regados com vinho da terra ou água da fonte. Foram fundamentais também para a preparação do local, o Sr. António e a Sra. Fernanda, casal morador na Fonte Velha. 






Chegou então a hora de rumar ao restaurante onde iria continuar o convívio. Chegados à Quinta de Santo Estevão, rodeados pelas serras adjacentes, habitantes dos quatro cantos do país tiveram a oportunidade de degustar o que de melhor a gastronomia aguiarense tem. O convívio continuou e a inevitável troca de experiências também. Com uma predominância de pessoas mais velhas, há uma esperança para a profissão com base nos poucos jovens alfaiates que se encontravam, sendo esta partilha e convívio intergeracional fundamental também para a solidificação da profissão, e uma demonstração da união que se vive e dedicação ao serviço de fazer o melhor possível pelo outro. 






O grupo de música tradicional aguiarense Raízes da Terra deu um toque especial ao convívio que culminou com o partir do bolo comemorativo do evento, à qual se seguiu a entrega dos diplomas de participação a todos os Alfaiates presentes. 










A organização fica desde já muito agradecida à Câmara Municipal de Aguiar da Beira pela sua envolvência e parte fundamental na organização e à Junta de Freguesia de Dornelas.

 Uma grande palavra de apreço e agradecimento também a todos os dornelenses que se envolveram neste dia, tornando-o memorável. 



Texto e fotos: Bruno Andrade

Sem comentários: