terça-feira, 28 de maio de 2013

“Queremos criar a marca ‘Alfaiate de Portugal’”


Depois de ter feito um mapeamento da alfaiataria em Portugal, IPAM Lab quer ser parceiro na criação da marca “Alfaiate de Portugal


Ser-se alfaiate é uma actividade de risco ou uma oportunidade? A resposta não é óbvia e precisamente por isso, o IPAM LAb de Aveiro lançou “mãos à obra” e decidiu mapear a profissão. O projecto científico, iniciado em Outubro do ano passado, pretendia, explica Irina Saur-Amaral (directora do IPAM LAb Aveiro), “perceber como funcionam os alfaiates” e a conclusão a que chegaram foi a de que não se trata de um sector “parado no tempo”, antes tem no mercado de luxo um “aliado de peso”. “Há um nicho de mercado, é um serviço direccionado, sobretudo, para a classe média e média/alta, tendo várias profissões a ele associadas, principalmente advocacia e política”, acrescenta Mariana Teixeira, investigadora do projecto. Não obstante este mercado, que permite alguma sustentabilidade da profissão, as opiniões recolhidas pelo estudo, permitem concluir que a falta de formação técnica e especialista existente pode ser um factor que determine a sua extinção. “As opiniões que vamos recolhendo dos alfaiates, estes acham que é uma profissão em vias de extinção, devido à falta de formação”, argumenta Mariana Teixeira que, com o avançar do projecto, concluiu, com alguma surpresa, que se trata de uma profissão com alguns jovens.


In: Diário de Aveiro
Jornalista: 
Ana Sofia Pinheiro

Autor da Imagem: 
Paulo Ramos

1 comentário:

Anónimo disse...


Gostaria de aprender a arte de alfaiataria. Como posso fazê-lo? Podem ajudar-me?